A administração de materiais é um dos principais subsistemas de uma empresa. Existe uma ligação com a logística, mas seu foco principal é determinar o que, quando, como e quanto comprar, considerando o menor custo, desde a compra junto ao fornecedor até a entrega ao cliente.

Entre as principais atividades dos administrador de materiais destaca-se:

Comprar: Nesta fase são identificados os fornecedores disponíveis e escolhidos os que melhor se adéquam às necessidades da empresa;

Armazenar: Deve-se identificar a demanda dos produtos para que se possa ter exata noção do quanto armazenar. Insta salientar, nesse momento, que armazenamento em excesso pode trazer prejuízos à organização, dessa forma, adequar o armazenamento à demanda é muito importante;

Controlar: de acordo com a demanda, deve-se fazer o controle de estoque, respeitando a disponibilidade financeira da organização;

Distribuir: de acordo com as ordens de compra recebidas, faz-se a distribuição dos produtos aos clientes na quantidade e momento oportunos.

Veja a aula completa e baixe o arquivo de estudo anexo.

https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vRJYuTMskOV3DWib17IXOCvqSG4AVmsy2rI2gFU4ZjMy7dftKU6HyHni-LuL0W5j-e3U4M2K1WiC9qO/embed?start=false&loop=false&delayms=3000

 

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